terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Os modelos estratégicos de Atuação de RH









ü  RH Estratégico é “a arte de aplicar com eficácia os recursos de que se dispõe ou de explorar as condições favoráveis de que porventura se desfrute, visando ao alcance de determinados objetivos”. Recursos “são meios de que se pode dispor; aptidões.”
ü  É aquele que implanta novas políticas, procedimentos, programas motivacionais, visando a satisfação de todos os colaboradores, esperando como resultado: reter seus talentos na empresa, extrair o máximo dos colaboradores, aumentar a produtividade entre outras, tudo sem cobrança mas pela motivação e satisfação deles trabalharem para determinada empresa.
ü  É de que o RH esteja interagindo com as outras áreas afim de que toda a empresa esteja falando a mesma linguagem.Pois não adianta o RH aplicar qualquer tipo de ação, sem ao menos saber aonde a empresa quer chegar e qual caminho ela irá percorrer para isso.
ü  Para ser considerado um RH estratégico deve estar alinhado com os negócios da empresa de forma a fazer parte das decisões, estando junto dos gestores a tempo e hora, e não apenas na retaguarda operacional. Se o profissional de RH não se coloca à frente do negócio junto com os demais gestores; perde a possibilidade de se informar melhor para posteriormente liderar e influenciar seus parceiros. Na Europa muitas empresas tem o RH atuando estrategicamente; o que não acontece com tanta freqüência nos Estados Unidos.
ü  Gerir vários sistemas de pensamento existentes na empresa com o próprio pensamento, tendo em conta as estratégias predefinidas para o efeito positivo, com base na visão e missão empresarial.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário