terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Planejamento Estratégico de Recursos Humanos e o perfil do Administrador Contemporâneo.






ü  Diz respeito à formulação de objetivos para a seleção de programas de ação e para sua execução, levando em  conta as condições internas e externas à empresa e sua evolução esperada.

ü  Planejamento estratégico de Recursos Humanos (RH), podem adicionar valor e contribuir para melhores resultados.

ü    Com P.E. de RH, pode-se enfatizar aspectos técnicos, sociais, econômicos e operacionais, bem como ferramentas, métodos e análises para o desenvolvimento e implementação dos planejamentos.

Perfil do Administrador Contemporâneo





ü  Impulsionados pela Globalização, perfil do executivo no mercado considerados mais importantes são: integridade, visão estratégica, liderança, conhecimento das operações da empresa, capacidade de decisão, negociação e coordenação de trabalhos em equipe, foco nos resultados, ética no trato das questões profissionais e sociais, motivação, pró-atividade e habilidade para o trato interpessoal, flexível as mudanças internas e externas, criativo.
ü  Pois atua como uma espécie de “coringa” dentro das organizações já que são os responsáveis para que a empresa atinja os objetivos propostos, independente da área de atuação. Sua visão tende a ser do todo e não das partes, podendo trabalhar nos mais diversos setores.

A importância estratégica de RH dentro das organizações
ü  As empresas que tem um RH estratégico passa a ser mais exigentes com o perfil do profissional para sua empresa, pois estamos descobrindo a importância das pessoas no futuro de uma organização.
ü  Já que o RH tradicional ainda possui muitas tarefas operacionais, e isso impede a participação nas decisões essenciais. Umas das maneiras de transformação de um RH tradicional para um Estratégico seria sistematizar as operações mecânicas ou ainda analisar quais poderiam ser eliminadas. Isso permitiria delegar atividades da melhor maneira para focar no principal objetivo, por exemplo, no enxugamento das tarefas que muitas vezes poderiam ser eliminadas, ou passar por um processo de readequação de informações e métodos de desenvolvimento para otimizar o tempo, podendo obter melhores resultados, passando a conhecer melhor os valores da organização, proporcionando ideias de motivação dos colaboradores, treinamentos específicos, é de extrema importância esses profissionais pois implementam práticas inovadoras, é um agente de mudanças e esta apto a ser um estrategista. Dessa maneira criam soluções para alcançar os objetivos da organização e lucro, além de manter a organização competitiva, por suas inovações e criatividade no ambiente interno e externo.




Bibliografia





O RH estratégico e sua importância nas empresas


Nenhum comentário:

Postar um comentário