A qualidade de vida no trabalho é um dos novos desafios para a administração contemporânea. Ela afeta diretamente a vida dos indivíduos e conseqüentemente os resultados das organizações, dessa forma fatores como: igualdade de oportunidades, identidade da tarefa, remuneração justa, feedback são importantes para alcançar a qualidade de vida no trabalho.
Qualidade de vida no trabalho (QVT), pode ser definida como o conjunto de ações de uma empresa que envolvem a implementação de melhorias e inovações gerenciais e tecnológicas no ambiente de trabalho.
A construção da qualidade de vida no trabalho ocorre a partir do momento em que se olha na empresa as pessoas como um todo, o que chamamos de enfoque biopsicossocial, que representa o fator diferencial para a realização de diagnósticos, campanhas, criação de serviços e implementação de projetos voltados para a preservação e desenvolvimento das pessoas, durante o trabalho na empresa.
As organizações percebem cada vez mais, a importância do ser humano para o alcance de resultados, pois a capacidade de raciocínio, criatividade , de resolutividade está presente nas pessoas e não nas máquinas.
Dessa forma , as organizações devem se preocupar em oferecer um ambientes que traga ao individuo: conforto, segurança, bem-estar, além de implementar políticas e ações que minimizem ou eliminem os males que afetam o trabalho.
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