sábado, 3 de dezembro de 2011

Qualidade de Vida no Trabalho


 A qualidade de vida no trabalho  é um dos novos desafios para  a administração  contemporânea.  Ela afeta diretamente a vida dos indivíduos  e conseqüentemente  os resultados das organizações, dessa forma fatores como: igualdade de oportunidades, identidade  da tarefa, remuneração justa, feedback são importantes para alcançar a qualidade de vida no trabalho.


Qualidade de vida no trabalho (QVT), pode ser definida como  o conjunto de ações  de uma empresa  que envolvem  a implementação de melhorias  e inovações gerenciais  e tecnológicas no ambiente  de trabalho.

 A construção da qualidade  de vida no trabalho  ocorre a partir  do momento  em que se  olha  na empresa as pessoas como um todo, o que chamamos de enfoque biopsicossocial, que representa o fator diferencial  para a realização  de diagnósticos,  campanhas, criação  de serviços e implementação de projetos  voltados  para  a preservação e desenvolvimento das pessoas, durante  o trabalho na empresa.
As organizações  percebem cada vez mais, a importância do ser humano para o alcance  de resultados, pois a capacidade de raciocínio, criatividade , de resolutividade está presente nas pessoas e não nas máquinas.
Dessa forma , as organizações  devem se preocupar  em oferecer um ambientes que traga  ao individuo: conforto, segurança, bem-estar, além de implementar políticas e ações que minimizem ou eliminem  os males que afetam o trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário