terça-feira, 6 de dezembro de 2011

O papel do RH como facilitador na busca de resultados: Responsabilidade de Linha e de Staff











Mesmo com tantas mudanças, os aspectos do RH tradicional ainda permeiam muitas empresas brasileiras e, às vezes, até multinacionais de grande porte.

Existem algumas iniciativas, nas quais o RH atua diretamente nos negócios, influenciando nos processos decisórios de alto nível e, mais que isso, dá o suporte necessário para alavancar os negócios com algo que é costumeiramente chamado de Desenvolvimento Organizacional(DO).

Para que a área seja efetivamente estratégica, o executivo deve estar alinhado com a alta administração e possuir um bom conhecimento da empresa; ser participativo e influenciar sistematicamente e de forma decisiva nos rumos do negócio e na definição de objetivos e metas estratégicas; sugerir e validar as competências organizacionais (da própria empresa) e funcionais (das posições-chave) requeridas internamente.

Além dessas características, o RH deve ter o entendimento claro do rol de competências existente e trabalhar incansavelmente para estabelecer seus parâmetros, esta é a sua grande missão. Elaborar, juntamente com a área de negócios, os instrumentos e mecanismos de avaliação de desempenho dos funcionários, de forma aderente ao Plano Estratégico, tentando equilibrar a atratividade organizacional junto a cada pessoa.

Nesse sentido, o RH pode se tornar uma área estratégica, isto é, ser um agente facilitador, capacitador e influenciador no planejamento e execução da estratégia corporativa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário